MINICURSOS

 

Veja a lista dos Minicursos e se inscreva no botão abaixo:

MC1 - A BNCC À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO: PRODUÇÃO DE SENTIDOS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Proponente: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás)

Resumo: O objetivo deste minicurso é trazer algumas contribuições da Análise do Discurso de vertente histórico-ideológica (AD francesa) para a reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Serão abordados os seguintes tópicos: 1. Elementos teórico-metodológicos da Análise do Discurso derivada de Pêcheux e Foucault; 2. O conturbado processo de produção da BNCC; 3. BNCC para o ensino de Ciências – um olhar discursivo.

Vagas: 5 a 30

MC3 - GEOTECNONOLOGIAS NO ENSINO DA CLIMATOLOGIA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Proponentes: Izani Gonçalves dos Santos e Isaias Pereira da Silva (Universidade Federal do Maranhão)

Resumo: Este minicurso terá como pretensão dialogar e apresentar as Geotecnologias e as Plataformas de Código Aberto) como instrumentos de inovação pedagógica e prática no Ensino de Ciências e Meio Ambiente, a partir da Climatologia. Estimulando os alunos a uma construção crítica dos seus espaços vividos e das discussões relacionadas as questões socioambientais. O minicurso divide-se em: 1. Diálogos sobre os campos conceituais de base teórica, observando as interrelações disciplinares; 2. Será trabalhado o pensamento e a representação espacial por meio do manuseio e visualizações de camadas digitais nas plataformas do Google Earth e Google Maps.

Vagas: 5 a 40

MC4 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Proponente: Rodrigo Diego de Souza (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo: A leitura e análise crítica dos documentos que compõem a Política de Educação exigem que olhemos para o que não está dito de forma explícita no texto da política, mas que possuem materialidade e estão em disputa por projetos de educação e de sociedade. Por isso, neste minicurso iremos estudar os fundamentos teórico-analíticos que possibilitam a análise das políticas educacionais e curriculares do Ensino de Ciências, especialmente as oriundas da BNCC, a partir do materialismo histórico e dialético. Espera-se, ao término do minicurso, termos reflexões e análises preliminares de documentos político-curriculares do Ensino de Ciências.

Vagas: 5 a 20

MC6 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS POTENCIALIDADES DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Proponente: Rafaela Cruz Dias (Universidade Federal do Paraná)

Resumo: Entender uma deficiência como algo além de uma imperfeição, considerando sua amplitude e potencialidades, constitui um dos principais fundamentos da Educação Inclusiva. A Ciência possibilita o entendimento do ambiente, suas transformações e relações estabelecidas entre os seres vivos. Assim, contribui para a elaboração de explicações, questionamentos e associações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. A partir de diferentes metodologias, como exposição de conceitos, discussões coletivas e abordagens práticas de observação e dinâmicas de participação ativa, o Minicurso irá explorar diferentes perspectivas acerca de conceitos associados à deficiência, Educação Inclusiva e as potencialidades do Ensino de Ciências neste aspecto.

Vagas: 20 a 40

MC8 - COM QUE VÍDEO EU VOU? MEDIANDO CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO YOUTUBE

Proponente: Nestor Barbosa de Oliveira-Junior (Universidade Federal da Bahia)

Resumo: O objetivo geral da oficina é qualificar estudantes de licenciatura e professores de ciências como mediadores capazes de romper com a perspectiva instrumentalizadora dos Artefatos Audiovisuais em sala de aula. Para isso, discutiremos quais são os caminhos possíveis para a edificação de uma prática pedagógica capaz de mobilizar conteúdos de ciências através de plataformas digitais de compartilhamento de vídeo como o Youtube, estimulando processos emancipatórios, auxiliando na tomada de decisões sobre ciência e tecnologia e fomentando uma formação cidadã.

Vagas: 5 a 30

MC14 - OFICINAS INTERATIVAS COMO PROPOSTA DE SUPLEMENTAÇÃO PARA ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO

Proponentes: Fernanda Serpa Cardoso e Sonia Regina Alves Nogueira (Universidade Federal Fluminense)

RESUMO
Neste minicurso apresentaremos as Oficinas Interativas, uma estratégia didático-pedagógica para a inclusão de alunos superdotados fundamentada na Problematização Freiriana e no Modelo Triádico de Enriquecimento de Renzulli. Na primeira parte os cursistas efetivamente participarão de uma Oficina Interativa sobre um tema da atualidade, vivenciando um percurso pedagógico; e, na segunda, conhecerão as características gerais do andamento pedagógico de uma Oficina Interativa, apresentado a partir do percurso de criação, destacando suas interações com as propostas de Freire e Renzulli. Ressalta-se que para efetivo aproveitamento do minicurso, é de suma importância a interação dos cursistas com as oficineiras.

MC15 - NARRATIVAS LITERÁRIAS NA SALA DE AULA: TECENDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE CRÍTICO-AFETIVA

Proponentes: Fernanda Antunes Gomes da Costa, Juliana Dias Rovari Cordeiro, Andréa Costa da Silva e Christiane Sheyla Magalhães de Mattos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo: Temos por objetivo tecer reflexões acerca da interface entre a arte literária e a educação em ciências e saúde, buscando possibilidades de diálogos entre esses campos a partir de propostas pedagógicas que emergem da ciência, da saúde, da vida. Partindo das leituras de Conceição Evaristo, Mia Couto, bell hooks, Manoel de Barros, Marcel Proust, entre outres, nosso minicurso propõe quatro momentos: (1) Sobre aquilo que nos (co)move: apresentações e aproximações; (2) Algumas considerações sobre o campo: narrativas que nos inspiram a resistir; (3) Textos e Contextos para a sala de aula; e (4) Tecendo possibilidades para a sala de aula.

Vagas: 5 a 25

MC17 - A SEMANA DE ARTE MODERNA E O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA ANTROPOFAGIA DE CIÊNCIA E ARTE

Proponentes: Vinícius dos Santos Moraes (Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz) e Anderson dos Santos Portugal (Secretaria Municipal de Araruama) 

Resumo: O minicurso propõe trazer a Semana de Arte Moderna como mote para o ensino de etnobotânica em sala de aula. A formação trará para o debate os atuais desafios do ensino de Botânica e a Arte como promotora do ensino de etnobotânica decolonial. Para então partir ao modo como o movimento artístico de 1922 incorporou a botânica brasileira em suas obras e como estes elementos podem ser utilizados por educadore(as) nas aulas de ciências/biologia. Mais do que uma mostra de obras em ciência e arte, o minicurso busca trazer o manifesto antropofágico como ferramenta para repensar o ensino fragmentado.

Vagas: 5 a 50

MC20 - POTENCIALIDADES DA UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS INTERATIVAS DIGITAIS COMO TRILHAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Proponente: Marcelo Monteiro Marques e Rayanne Cristina da Silva Santos (Universidade Federal Fluminense)

Resumo: O minicurso tem como objetivo apresentar algumas plataformas digitais educacionais, como a Liveworksheets, para que o professor possa explorar e realizar atividades práticas e dinâmicas de maneira a fazer diferença no contexto escolar dos discentes, tornando a aula mais atrativa. Além disso, por apresentar a autocorreção, as plataformas otimizam a vida do docente, pois os resultados dos alunos são gerados automaticamente. O minicurso ocorrerá em dois momentos, o primeiro com a apresentação das plataformas e com exemplos práticos e em um segundo momento, os participantes serão convidados a desenvolverem alguma atividade nelas e compartilhar com os demais integrantes do minicurso.

Vagas: 5 a 50