OFICINAS

 Veja a lista dos Oficinas e se inscreva no botão abaixo:

OF2 - DIÁRIOS REFLEXIVOS: CARACTERIZANDO SUAS VERTENTES E PRODUZINDO NARRATIVAS

Proponente: Camila Boszko (Universidade de Passo Fundo)

Resumo: Esta oficina visa estabelecer um processo dialógico para discutir os diários reflexivos como um instrumento facilitador da reflexão. Objetivamos estimular a discussão dos diferentes tipos de diários reflexivos, a partir da explanação de como funciona esse instrumento e de quais benefícios pode trazer aos professores e/ou alunos. A oficina se estruturará na seguinte ordem: 1) Contextualização sobre o referencial; 2) Conceituação de diferentes Diários Reflexivos); 3) Tipos de Reflexão e Níveis de Reflexão; 4) Discussão de dados de pesquisa; 5) Desenvolvimento e leitura de memórias formativas, com movimento de análise inicial das concepções.

Vagas: 10 a 50

OF3 - FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Proponente: Cláudia Elizandra Lemke (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí)

Resumo: Apresenta para pesquisadores, professores e professores em formação ferramentas para integrar as TDIC ao ambiente educacional com os conhecimentos:  de conteúdos, pedagógicos e tecnológicos expondo a importância de relacionar esses saberes na prática pedagógica do professor. Oferecendo ferramentas gratuitas que permitem criar aulas dinâmicas, interativas e colaborativas; ferramentas digitais para jogar, ensinar, estudar, inserir som, imagens, vídeos e links nas atividades e ferramentas digitais de interação, reunião, colaboração e conteúdo no ensino e aprendizagem de Ciências. Será disponibilizado a todos os participantes da oficina um repositório de conteúdo on-line com o material de conteúdos sobre a temática da oficina.

Vagas: 5 a 30

OF5 - “LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA”: SABERES FEMININOS DOS SÉCULOS XVIII AO XXI

Proponentes: Fernanda Veneu (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), Luciana Fiuza (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) e Joana Diafilos Teixeira (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo: O objetivo desta oficina é oferecer subsídios para a prática de ensino/aprendizagem de professores/as por meio de episódios da história da ciência/tecnologia relativos à participação feminina no fazer científico/artístico e acadêmico. Pretendemos, a partir das biografias de quatro mulheres (século XVIII ao XXI), demonstrar a importância feminina na construção do conhecimento, realçando aspectos históricos que possam ter contribuído para o apagamento destas figuras. Estimularemos também reflexões sobre a invisibilidade feminina. Assuntos como preconceito, misoginia, homofobia serão discutidos de acordo com as biografias das escolhidas. Propomos, como atividade, construir possibilidades de abordagem de temas curriculares que possam incluir essas figuras femininas.

Vagas: 5 a 20

OF6 -PROFCAST: O USO DO PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS

Proponente: Joice Raposo Ferreira (FIOCRUZ-RJ)

Resumo: A oficina PROFCAST tem como objetivo central ajudar o educador a dar seu pontapé na produção de um podcast juntamente com seus estudantes, seja como atividade isolada ou contínua. O encontro terá duração de até duas horas, onde na primeira parte serão ouvidas e acolhidas as possíveis dificuldades enfrentadas pelos educadores e estudantes para a criação do próprio podcast. Em seguida, serão apresentados meios, etapas e dicas para a gravação de um episódio simples. Desse modo, o resultado será uma trilha personalizada e pronta para ser aplicada ao contexto de cada um dos participantes, mesmo com baixo acesso à internet.

Vagas: 5 a 15

OF7 - TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PROMOVENDO A LEITURA E A ESCRITA A PARTIR DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E DIALOGADAS ENTRE A QUÍMICA E A BIOLOGIA PARA A SALA DE AULA

Proponentes: Sandra Aparecida dos Santos (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí) e Anelise Grünfeld de Luca (Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari)

Resumo: Esta oficina pretende discutir práticas investigativas e dialogadas, a partir do capítulo 2 do livro: “O último suspiro de César: a história épica do ar à nossa volta”, no processo de ensino e de aprendizagem das Ciências. As atividades serão desenvolvidas numa abordagem interdisciplinar e contextualizada, com a proposição de estratégias de leitura e de escrita; sugestão de atividades experimentais relacionadas ao tema; apresentação de propostas de episódios da história da ciência na interface com o ensino; promoção do exercício de criar atitudes capazes de enfrentar a aprendizagem como um problema a ser resolvido.

Vagas: 10 a 20

OF11 - CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS OU APLICATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EJA

Proponente: Felipe Barreto Vimieiro Barbosa (Universidade Federal Fluminense)

Resumo: Esta oficina tem o objetivo de apresentar uma ferramenta gratuita e simples “GDevelop” de criação de aplicativos e/ou jogos digitais para professores(as) que não possuem familiariadade com programação. O primeiro momento consistirá em uma breve introdução teórica sobre os principais elementos que dão suporte ao desenvolvimento digital. Em seguida, será realizada uma discussão sobre estratégias didáticas de abordagem para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A última parte da oficina será reservado para demonstração de elaboração de um protótipo de jogo digital com foco na EJA, com estímulo aos participantes fazerem juntos e com espaço para dúvidas.

Vagas: 5 a 12

OF13 - ENSINO DE CIÊNCIAS E MÚSICA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL

Proponentes: Aliana Francisca da Silva e Mirele Cruz Alves (Universidade Federal do Cariri)

Resumo: A música pode ser explorada de diversas formas na educação em Ciências, associando o conhecimento científico à criatividade, ludicidade, além de favorecer a valorização da cultura. Assim, objetivamos abordar aspectos de como a música pode favorecer o ensino de Ciências. A priori serão selecionadas músicas de diversos gêneros musicais brasileiros, as quais terão suas letras analisadas e, em diálogo com os/as participantes, discutiremos formas de utilização a partir de um breve planejamento a ser feito em duplas ou grupos, assim como, será solicitado que exponham os conteúdos disciplinares identificados na análise e que podem ser discutidos em aula.

Vagas: 10 a 25

OF15 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BASE COMUNITÁRIA: EXPERIÊNCIAS DESDE EL SUR

Proponentes: Gabriela Silva Trindade, Andressa dos Santos Dutra e Patrícia Bevilaqua (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) 

Resumo: O objetivo dessa oficina é apresentar e debater experiências de Educação Ambiental de Base Comunitária (EABC) na América Latina e, assim, propor uma experiência criativa que mova o pensamento entre a razão e a intuição – o que ocorrerá durante a escuta de uma poesia e a vivência da liberdade criativa pelo desenho, colagem e outras composições. O resultado esperado é a fluência de um pensamento livre e transformador, alinhado ao conceito de EABC, proposto pelo Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur/UNIRIO), que consiste numa elaboração crítica e decolonial, atenta à escuta para vozes de resistência, intercâmbio e horizontalidade na troca de saberes e fazeres.

Vagas: 5 a 20