SOBRE O EVENTO
A história dos Encontros Mineiros sobre Investigação na Escola (EMIE) mostra o seu caráter de socialização de saberes, reflexões de práticas pedagógicas contextualizadas e ações de investigação escolar, e, da ampliação das discussões gestadas nos/pelos atravessamentos formativos entre a universidade e a escola (1).
O EMIE acontece desde 2010, na região do Triângulo Mineiro, preconizando a promoção do diálogo, a socialização de resultados de experiências didático-pedagógicas e a investigação-ação da prática pedagógica entre licenciandos/as, professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior. Desde então, anualmente, são promovidos os encontros. A partir de 2014, em sua 5ª edição, o evento passou a ser organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (PPGECM/UFU) e, em 2020 e 2021, os eventos ocorreram de forma virtual em função da pandemia de COVID-19.
O conjunto de encontros – I EMIE (2010); II EMIE (2011); III EMIE (2012); IV EMIE (2013); V EMIE (2014); VI EMIE (2015); VII EMIE (2016); VIII EMIE (2017); IX EMIE (2018); X EMIE (2019); XI EMIE (2020); XII EMIE (2021) – foi marcado pela participação expressiva de professores/as de diferentes níveis e modalidades de ensino, pesquisadores/as da área e estudantes de cursos de licenciaturas, pedagogia e pós-graduação, possibilitando a socialização de reflexões e experiências docentes advindas das práticas desenvolvidas nos contextos da escola básica, da formação inicial docente e das pesquisas recentes da área. A sistematização dos trabalhos submetidos e apresentados encontra-se publicada na íntegra em anais das respectivas edições do evento (2), sendo amplamente utilizados em pesquisas acadêmicas e em cursos de graduação e pós-graduação, como inclusive por professores/as no cotidiano da Educação Básica.
No espaço-tempo de 13 anos de existência, os Encontros Mineiros foram se constituindo em espaços coletivos de partilhas, construção de saberes e estreitamento de laços com ações realizadas nas escolas e na interação entre estas e as Universidades, o que tem sido um desafio constante e insistentemente enfrentado. Com isso, a história dos EMIE é marcada por co-implicações em registros e reflexões com a cultura de investigação-ação da prática pedagógica; o desenvolvimento de coletivo de professores/as investigadores/as; os saberes pedagógicos e identidade profissional; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Educação Científica; objetos de aprendizagem; as políticas de currículos e histórias de vida profissional; os estudos freireanos e a educação escolar, bem como por atravessamentos em ações de investigação escolar e da prática da reflexão coletiva.
Tendo em vista que os EMIE anteriores tiveram temáticas relacionadas à formação acadêmico-profissional, às práticas pedagógicas, às políticas de currículo, à Educação Científica, aos contextos escolares e aos processos formativos-investigativos entre Universidade-Escola, a proposta atual é colocar em evidência o nível de ensino que está sempre em foco nas discussões de tais temáticas: a Educação Básica.
Sob a Educação Básica perpassam na contemporaneidade um campo de lutas e resistências ao contexto político de ataques e disputas que estamos atravessando, de modo específico na educação escolar brasileira, com uma política nacional na contramão das preocupações pautadas na reflexão dos processos formativos e na consonância com as demandas da escola básica democrática, laica, universal e inclusiva. Esses serão os grandes desafios, perspectivas e possibilidades que se materializarão nas áreas temáticas das diferentes vivências formativas da composição do evento, nas quais pesquisadores/as, professores/as, licenciandos/as e a comunidade em geral estarão envolvidos/as.
Assim, propomos a temática do XIII EMIE como “Desafios e perspectivas para a Educação Básica na contemporaneidade” com o objetivo de dar continuidade aos intercâmbios participativos e democráticos entre a Educação Básica e o Ensino Superior, buscando enriquecer as investigações, experiências, saberes e práticas pedagógicas, além de apostar na ampliação das condições de implementação de ações conjuntas entre redes de articulações formativas entre a Universidade e a Escola. Tal edição se consagra, mais uma vez, como um espaço para a socialização de experiências didático-pedagógicas entre profissionais da Educação Básica; estudantes e egressos/as do PPGECM; investigadores/as da área de Ensino de Ciências e Matemática oriundos de contextos formais (universitários e/ou escolares) e não formais; estudantes de cursos de Licenciatura; e demais profissionais de outros setores da sociedade interessados em dialogar com as experimentações neste campo científico, nos âmbitos regional e estadual.
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(1) COIMBRA, D. et al. Encontros Mineiros sobre investigação na escola: espaço de partilha e construção de saberes. Interfaces – Revista da Extensão da UFMG, Belo Horizonte, v.10, n.2, jul./dez. 2022, p. 106-122.
(2) Disponível em: < http://www.ppgecm.ufu.br/encontro-mineiro-sobre-investigacao-na-escola>.