SOBRE O EVENTO
A história dos Encontros Mineiros sobre Investigação na Escola (EMIE) mostra o seu caráter de socialização de saberes, reflexões de práticas pedagógicas contextualizadas e ações de investigação escolar, e, da ampliação das discussões gestadas nos/pelos atravessamentos formativos entre a universidade e a escola (1).
O EMIE acontece desde 2010, na região do Triângulo Mineiro, preconizando a promoção do diálogo, a socialização de resultados de experiências didático-pedagógicas e a investigação-ação da prática pedagógica entre licenciandos/as, professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior. Desde então, anualmente, são promovidos os encontros. A partir de 2014, em sua 5ª edição, o evento passou a ser organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (PPGECM/UFU) e, em 2020 e 2021, os eventos ocorreram de forma virtual em função da pandemia de COVID-19.
O conjunto de encontros – I EMIE (2010); II EMIE (2011); III EMIE (2012); IV EMIE (2013); V EMIE (2014); VI EMIE (2015); VII EMIE (2016); VIII EMIE (2017); IX EMIE (2018); X EMIE (2019); XI EMIE (2020); XII EMIE (2021); XIII (2023) – foi marcado pela participação expressiva de professores/as de diferentes níveis e modalidades de ensino, pesquisadores/as da área e estudantes de cursos de licenciaturas, pedagogia e pós-graduação, possibilitando a socialização de reflexões e experiências docentes advindas das práticas desenvolvidas nos contextos da escola básica, da formação inicial docente e das pesquisas recentes da área. A sistematização dos trabalhos submetidos e apresentados encontra-se publicada na íntegra em anais das respectivas edições do evento (2), sendo amplamente utilizados em pesquisas acadêmicas e em cursos de graduação e pós-graduação, como inclusive por professores/as no cotidiano da Educação Básica.
No espaço-tempo de 14 anos de existência, os Encontros Mineiros foram se constituindo em espaços coletivos de partilhas, construção de saberes e estreitamento de laços com ações realizadas nas escolas e na interação entre estas e as Universidades, o que tem sido um desafio constante e insistentemente enfrentado. Com isso, a história dos EMIE é marcada por co-implicações em registros e reflexões com a cultura de investigação-ação da prática pedagógica; o desenvolvimento de coletivo de professores/as investigadores/as; os saberes pedagógicos e identidade profissional; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Educação Científica; objetos de aprendizagem; as políticas de currículos e histórias de vida profissional; os estudos freireanos e a educação escolar, bem como por atravessamentos em ações de investigação escolar e da prática da reflexão coletiva.
Tendo em vista que os EMIE anteriores tiveram temáticas relacionadas à formação acadêmico-profissional, às práticas pedagógicas, às políticas de currículo, à Educação Científica, aos contextos escolares e aos processos formativos-investigativos entre Universidade-Escola, a proposta atual é apostar na criação de espaços de vivências formativas, a partir de ações de ensino, pesquisa e extensão, que emergem das escolas e/ou estão relacionadas a elas, promovendo interações e debates entre professores/as das escolas, estudantes e professores/as da Universidade.
Assim, propomos a temática do XIV EMIE “Articulando o ensino, a pesquisa e a extensão na formação de professores/as” com a aposta de se ocupar da relevância das ações de ensino, pesquisa e extensão na formação inicial e continuada de professores/as para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tendo como objetivos:
a) Fortalecer os vínculos entre pesquisadores, professores e estudantes interessados no contexto da formação inicial e continuada de professores/as, com base na promoção de diálogos horizontalizados e na cooperação acadêmica e profissional, favorecendo a formação de grupos e redes de pesquisas;
c) Promover intercâmbios de saberes, ações de ensino, pesquisa, extensão, vivências e reflexões críticas entre pesquisadores/as da área de Ensino de Ciências e Matemática, especialmente aqueles que se dedicam a geração de conhecimentos e parcerias no campo da formação de professores/as;
d) Oferecer subsídios teórico-práticos para a docência em diversos segmentos, etapas e modalidades de ensino em torno das contribuições recentes das pesquisas em ensino de Ciências e Matemática;
e) Discutir aspectos dos contextos vivenciados no trabalho docente e na formação inicial e continuada de professores/as, visando um lugar de articulação e valorização das dimensões coletivas do professorado, da escola e de processos coletivos de trabalho com a pesquisa, o ensino e a extensão.
Tal edição se consagra, mais uma vez, como um espaço para a socialização de experiências didático-pedagógicas entre profissionais da Educação Básica; estudantes e egressos/as do PPGECM; investigadores/as da área de Ensino de Ciências e Matemática oriundos de contextos formais (universitários e/ou escolares) e não formais; estudantes de cursos de Licenciatura; e demais profissionais de outros setores da sociedade interessados em dialogar com as experimentações neste campo científico, nos âmbitos regional e estadual.
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1 – COIMBRA, D. et al. Encontros Mineiros sobre investigação na escola: espaço de partilha e construção de saberes. Interfaces – Revista da Extensão da UFMG, Belo Horizonte, v.10, n.2, jul./dez. 2022, p. 106-122.
2 – Disponível em: <http://www.ppgecm.ufu.br/encontro-mineiro-sobre-investigacao-na-escola>.