participantes poderão submeter trabalhos em duas modalidades:
1) Grupos de Trabalhos (GT’s); e, 2) Mostra de Produtos Educacionais.
Os trabalhos submetidos na modalidade 1 devem se relacionar tanto com pesquisas acadêmicas, relatos de experiências, sequências didáticas, planejamento e elaboração de recursos didáticos. Os textos serão estruturados na forma de resumo expandidos com até quatro páginas, apresentados em sessões de Grupos de Trabalhos (GT’s) e vinculados a uma única área temática do evento, dentre os listados a seguir:
- Formação docente: programas e políticas de formação; práticas de formação para diferentes níveis e modalidades de ensino; identidades, histórias, saberes e fazeres docentes; práticas reflexivas.
- Diferenças, multiculturalismo, interculturalidade: estudos e experiências acadêmico-científicos sobre as questões de gênero, sexualidade, direitos humanos, raça/etnia e inclusão no ambiente escolar; políticas de ações afirmativas e educação.
- Políticas educacionais: contextos e impactos de políticas públicas para a Educação em diferentes níveis e modalidades de ensino; legislação educacional; Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação de Professores/as (DCN); BNCC; BNC-Formação; reforma do Ensino Médio; financiamento de ações educacionais; Programa Nacional do Livro e do Material Didático; políticas e reformas curriculares; inovação educacional; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social.
- Processos e materiais educativos: unidades e sequências didáticas; atividades lúdicas; dinâmicas para trabalhos em grupo; livros didáticos, paradidáticos, jogos; atividades práticas experimentais; relações entre arte e ciência; planejamento e produção de recursos didáticos; materiais adaptados para ensino inclusivo; objetos virtuais de aprendizagem; Regime Especial de Atividades Não-Presenciais – Plano de Estudos Tutorados – MG.
- Tecnologias da informação e comunicação: planejamento. construção e avaliação de recursos mediados por tecnologias; materiais multimídia e hipermídia, recursos audiovisuais e tecnologias digitais; ensino remoto e pandemia; relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; políticas e práticas de divulgação e comunicação científica; educação em espaços não-formais; inclusão digital; feiras e exposições de conhecimento.
- Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos: Ensino em espaços formais e não formais; aspectos cognitivos, sociais, afetivos e culturais; alfabetização; interações discursivas e argumentação na educação; leitura e escrita; ambientes de aprendizagem; aprendizagem colaborativa; modelos e modelagens; interdisciplinaridade; ensino por investigação; experimentação e aprendizagem de habilidades científicas; letramento e alfabetização científica.
- Avaliação: aspectos metodológicos de avaliação; indicadores de desempenho e avaliação; abordagens e práticas de avaliação; olimpíadas de Matemática, Física, Biologia, Química e de outras áreas do conhecimento.
Resumo expandido – Máximo de 5 autores, texto com seções: título, área temática, palavras-chave, contexto do relato, detalhamento das atividades, Análise e discussão do relato, considerações, palavras-chave e referências. Fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo justificado; espaçamento 1,5, até 4 páginas (considerando as figuras, tabelas, citações e referências); margens: superior e inferior – 2,5 cm; esquerda – 3,0 cm e direita – 2,0 cm. Palavras-chave: Inserir de três a cinco palavras-chave. Para separá-las, utilize ponto e vírgula.
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Na modalidade 2, trabalhos, obrigatoriamente, relacionados à processos de ensino, resultados das pesquisas de Programas de Pós-Graduação Profissional desenvolvidos genuinamente para o sistema educacional. Os textos serão estruturados na forma de resumo simples com uma página, apresentados em sessões de trabalhos com o uso de slide-show.
Resumo simples – texto de uma página contendo título, autores, objetivo/s, público-alvo, nível de escolaridade, descrição do produto; dinâmica de aplicação, palavras-chave e agência financiadora e URL do repositório onde está depositado (quando houver), com no máximo 2.500 caracteres (incluindo os espaços). Fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo justificado; espaçamento 1,5; margens: superior e inferior – 2,5 cm; esquerda – 3,0 cm e direita – 2,0 cm. Palavras-chave: Inserir de três a cinco palavras-chave. Para separá-las, utilize ponto e vírgula.
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